Spleen e charutos

abril 4, 2012

Marco Vilane com ímpeto de kamikaze

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 9:18 pm

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Canto, salto e choro

Coitado de quem puxa corda sem pano pra pendurar no varal. Há na disposição criativa um ímpeto de kamikaze. Sem o coração de um homem bomba, melhor colocar o rabo entre as pernas, conservar o tecido imaculado das próprias vergonhas num fundo de gaveta, e tratar de repetir os gestos dos outros.

Criar é pra quem tem o couro grosso. No varal de Marco Vilane, os versos e a diversidade sugerida pelo famigerado jogo de palavras que batiza seu terceiro disco e ganhou lugar cativo entre os moderninhos da propalada Nova MPB. “Varal Diverso” se impõe aos nossos ouvidos não apenas pela tessitura harmônica que aglutina gêneros distintos com a coerência dos que respeitam transpiração e labuta, mas também pelo cuidado dispensado às antíteses concebidas nos gastos de perdulário. Amor guardado estraga.

Fazer samba não é fazer piada – Trocadilho, coisa nenhuma. Aqui há canto, salto e choro. Loops, guitarras e violas numa fusão musical que se escora na palavra e sustenta a fé de um compositor que descalça os pés e reza a Iemanjá, mas não descuida da atenção necessária para extrair o barro da poesia dos acidentes esparramados no chão. Intuição é necessário, mas macumba também tem limite.

Atado à tradição inaugurada pelos heróis da música popular tupiniquim, numa ponta, e às propostas sugeridas pela tecnologia e as urgências de nosso tempo, em outra, Marco Vilane se pendura na dedicação evidente nesse terceiro esforço criativo para se mostrar. Parir é isso. Resguardar a criança ensanguentada que acaba de rasgar um ventre, levantá-la o mais alto possível e provocar o berro original.

Em tempo. O disco é velhinho, foi lançado em 2010, mas pentear release é como a própria vida: Às vezes cansa.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: