Spleen e charutos

fevereiro 8, 2012

Com fome de tudo

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 7:55 pm

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

A fome dos Baggios encurralada no Projeto Verão

O Projeto Verão não vai dar cabo de meu fastio. Ainda não media meio metro quando comecei a fuçar a discoteca dos mais velhos, enfeitiçado pelo passeio mecânico da agulha obrigada aos sulcos riscados na superfície escura do vinil. Nunca mais fui resgatado. Não empinei pipa nem joguei bola na rua. Não troquei socos nem esfolei os joelhos em competições estúpidas. Passei infância e adolescência no abismo das ranhuras que guardavam as melodias.

Sensação estranha, portanto, esse aborrecimento dos ouvidos. Se ao menos os responsáveis pela programação do Projeto Verão tivessem ameaçado alguns passos além da obviedade cafona e repetitiva que dedica o principal palco do evento aos zumbis de uma indústria decadente, ignorando a revolução musical que ocorre sob as próprias barbas, restaria esperança de remédio. No lugar dos artistas a quem pode ser atribuída a renovação da tradição musical brasileira, entretanto, somos constrangidos a nos contentar com a chatice noveleira de Seu Jorge, Falcão e Charlie Brown Jr. Dá até pra imaginar a turma da Funcaju desafiando os menos distraídos:

– E durma com um barulho desses!

Meu papagaio – Pior é quando os protestos pelo efetivo fomento da produção musical sergipana são deliberadamente confundidos com um elogio ao ufanismo. Reivindicar o palco principal do Projeto Verão para os meninos da Baggios, por exemplo, é muito diferente de afirmar que meu papagaio tem as asas douradas. O duo de São Cristóvão não merece a atenção do público por causa de um recorte de origem, mas em função do trabalho destacado pelos principais veículos especializados em música do país. Não pretendemos cota, mas o talento dos nossos reconhecido. Simples assim.

O que se observa na programação do Projeto Verão (confira abaixo, por sua conta e risco), contudo, é uma disparidade escandalosa entre o alegado compromisso com nossos artistas e a altura do palco a eles dispensado. As poucas atrações relevantes do evento, as exceções que dialogam com os acordes, dubs e beats que assustaram a poeira adormecida sobre a nossa música, foram contidas numa espécie de curral, obrigadas a uma convivência insalubre, bem longe da multidão que promete invadir a Atalaia. Triste, mas é assim.

Foto: Snapic

Confira a programação, por sua conta e risco:

Palco principal (a partir das 22 horas)

09 de fevereiro

Monobloco
Revelação
Naurêa

10 de fevereiro

Seu Jorge
Charlie Brown Jr.
Alapada

11 de fevereiro

Manu Chao
O Rappa
Reação

Palco Multicultural (a partir das 20 horas)

09 de fevereiro

DJ Preto JB
Elvis Boamorte e os Boavidas
Samba de Moça Só
Grupo Kdência

10 de fevereiro

DJ Zuc
Uzotoz (Hip-hop)
Ato Libertário
Dekolla

11 de fevereiro

DJ Kaska
The Baggios
Grupo 5 Elementos
Out Mask
Sambacana

Anúncios

1 Comentário »

  1. Entra projeto e sai projeto e não vemos uma vírgula de mudança na lógica das políticas públicas destinadas à cultura na capital sergipana (situação que resvala no estado também). Parabenizo o seu paciente trabalho – sempre com novos elementos e uma dose a mais de angústia ao retratar os fatos por aqui -, ao mesmo tempo que repudio a organização do Projeto Verão. As diferenças começam ao classificar umas apresentações como shows e outras como atividades multiculturais. Embora eu até prefira a segunda nomenclatura, a distinção não é senão por questões financeiras e pela lamentável mania de diminuir a construção de cultura e identidade locais.

    Comentário por Babi — fevereiro 10, 2012 @ 4:58 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: