Spleen e charutos

outubro 28, 2011

Os homens de preto do Sescanção

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 5:55 pm

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

A maior vitrine da música sergipana em nossos dias

Não lembro a última vez em que vesti um terno. Há no corte de alguns tecidos certa mesura, uma espécie de austeridade que exige um juízo elevado para se ajustar ao corpo. Na pessoa errada, o pano sempre falta ou sobra, feito as fantasias de circo – um exagero de brilhos sob a lona armada num terreno baldio. Nos músicos do Ferraro Trio, por outro lado, a indumentária sempre cai muito bem.

Os caras têm moral pra usar a beca que quiserem, e provaram isso no palco do teatro Tobias Barreto, durante a edição mais recente da Mostra Sergipana de Música (Sescanção). Acompanhados pelo percussionista Ton Toy e pelo tecladista James Bertisch, o trio formado por Rafael Jr (bateria), Robson Macaxeira (baixo) e Saulo Ferreira (guitarra) demonstrou perícia e versatilidade, e acabou responsável por um espetáculo à parte.

Deilson Pessoa, que aposta suas fichas numa MPB moderninha, pisou no palco completamente pilhado, mas não ficou sozinho. A banda base do Sescanção era o Ferraro. Pessoa podia se contorcer o quanto quisesse, que os homens de preto da música instrumental sergipana seguravam a onda. Não foi diferente durante a execução do reggae nervoso de Elvis Boamorte. Os boa vida Allen Alencar e Vinícius Big John não tiveram um pingo de dificuldade para se entrosar com a banda. A banda era o Ferraro Trio. Até mesmo o hip hop engajado dos rappers da Di Conduta ganhou cores novas com a execução da banda. O groove é amigo desses instrumentistas.

O melhor de tudo é que a banda base do Sescanção foi apenas a cereja do bolo. A apresentação do Quinteto de Cordas de Aracaju na abertura do evento e a performance da Quadrilha Século XX, recepcionando o público no hall do teatro; a casa cheia e a seleção criteriosa dos músicos que se apresentaram; a justa homenagem prestada ao músico Irmão atestaram o que todo mundo está cansado de saber: O Sescanção é a maior vitrine da música sergipana em nossos dias. Que a próxima edição não tarde. Nossa cultura agradece.

Anúncios

5 Comentários »

  1. Wow, ótima resenha, e na parte que toca aos “Homens de Preto”, só alegria por aqui!
    É que a gente já leva as coisas à sério e com cuidado, e trampamos pesado, tentando fazer o “melhor” (entre aspas porque o melhor às vezes é tocar economicamente, de acordo com o estilo da música) arranjo possível. Abraço, cabrón! E cadê a matéria sobre o livro do Pedro de Luna?

    Comentário por Rafael Jr — novembro 12, 2011 @ 11:13 pm

  2. A matéria sobre o livro de pedro (dukraio!) tá na fila. 😉

    Comentário por spleencharutos — novembro 14, 2011 @ 1:20 pm

  3. Oi Rian, obrigado por fazer uma crítica decente da Mostra, diferente de outros pseudo-críticos com ouvidos pouco abertos à musicalidade apresentada ali. Só tenho uma ressalva a fazer, seu texto foca o digno trabalho do Ferraro em detrimento da importância da direção musical do James, que amarrou as peças (Ferraro + Ton Toy + intérpretes selecionados) com propriedade e dedicação pré, durante e pós realização da Mostra.
    Pois é isso, tentando contribuir com o que foi exposto em seu texto, a qualidade musical foi garantida também pelo preparo e esmero nos arranjos de Mr. Bertisch.
    Forte abraço

    Comentário por Fabio Oliveira — novembro 17, 2011 @ 2:10 am

  4. A casa é sua, Fabinho! 😉

    Comentário por spleencharutos — novembro 17, 2011 @ 2:30 pm

  5. Endorso as palavras de Fabio Oliveira, e sem o direcionamento preciso do diretor musical o resultado não seria tão bom! Em outras ocasiões toquei com direção musical, mas na verdade nós mesmos nos virávamos em conjunto. Agora houve realmente um direcionamento e os créditos devem ir pra quem merece! Obrigdo James Bertisch, por contribuir com nossa musicalidade.

    Comentário por Rafael Jr — novembro 17, 2011 @ 11:53 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: