Spleen e charutos

abril 5, 2011

Alex Sant’anna lança o EP Cansado

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 11:12 am

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Alex Sant’ana lança EP cheio de gás*

Eu preciso de um show de Alex Sant’anna. Como já expliquei a alguns amigos, todos atentos ao imperativo premente da expiação por meio da palavra que empurra o pus pulmão afora, acabando de uma vez por todas com a inflamação no oco do sentimento, é muito difícil dosar o cuidado necessário para se equilibrar entre os advérbios que o compositor menciona em uma de suas canções. Para sempre nunca. Como não existe remédio para essa aventura insana de colocar o pé no chão todos os dias (a única alternativa conhecida não tem nada de sedutora), cantar pode ser uma bela saída. Catarse é isso aí.

Pra minha sorte, esta semana Alex realiza show de lançamento do EP Cansado, seu trabalho mais recente. Nas seis faixas registradas no disquinho, devidamente resenhado nesse espaço, no início do ano, a voz áspera do compositor reclama nossa atenção e revela o seu maior trunfo. Alex tem o que dizer pra gente.

No show abrigado pelo Capitão Cook, Alex ainda divide o palco com as bandas Elvis Boamorte e os Boavidas e Cabedal. A primeira vem realizando uma seqüência de shows inspirados, criando uma expectativa muito positiva em torno do lançamento do seu primeiro trabalho, previsto para ocorrer, se tudo der certo, até o fim do ano. A respeito da Cabedal, a essa altura do campeonato, não há mais o que dizer. Swing, balanço, alegria, competência e satisfação. Está bom pra você?

Cansado – Lá se vão cinco anos, desde o inspirado debut que recebeu o sugestivo batizado de “Aplausos mudos, vaias amplificadas” (2006). As premissas que orientam o trabalho de Alex, contudo, permanecem intactas. Melodias simples, sustentadas por frases curtas que partem de um vocabulário ordinário para conciliar as intenções do verbo com a poética do compositor.

Formada por músicos de primeira grandeza, a banda do cabra sobra. Em que pese a maturidade inquestionável de Alemão (baixo), Aragão (cavaquinho e bandolim) e Abraão Gonzaga (guitarra), é preciso destacar, ainda, a atuação de Léo Airplane. Além de assinar a produção do disco, o músico executa nada menos do os samples, melotron e, sobretudo, os teclados.

Teclados no plural! Embora sirvam às canções de maneira devotada, eles pontuam o disco com progressões oportunas e imprimem a personalidade de Airplane no trabalho, conferindo uma atmosfera especial a cada uma das faixas. “Aprendendo a mentir” está lá, na qualidade de bônus, para mostrar aos incrédulos que até mesmo o formato decantado no alto do morro pode ser conjugado aos chiados espaciais que fazem a alegria dos moderninhos.

Entre as participações afetivas, indispensáveis a um trabalho querido por tanta gente, Pedro Yuri (Elisa), Jamesson Santana (Alapada) e o guitarrista Allen Alencar (Elvis Boamorte e os Boavidas), além do festejado Wado, que dá o ar da graça em “Engolindo Sapo”.

“Cansado” é Alex Sant’anna cheio de gás, atualizando um método de pedra, sem frescura, que se serve do inesgotável embate entre o eu lírico e o inferno dos outros para alcançar a todos nós.

Alex Sant’ana lança Cansado
Local: Capitão Cook (próximo ao farol da Coroa do Meio)
Data: 09 de abril (sábado)
Hora: 22 horas

*Foto: Mário Souza

Anúncios

5 Comentários »

  1. Rian, juro que é curiosidade:
    “Como não existe remédio para essa aventura insana de colocar o pé no chão todos os dias (a única alternativa conhecida não tem nada de sedutora)…”
    Qual a única alternativa conhecida?

    Abraço,

    Comentário por marreta — abril 5, 2011 @ 2:13 pm

  2. Quem não tem disposição para enfrentar a vida, pode se jogar de um edifício, ou realizar proeza parecida… Legal, né? rsrs

    Abraço, Marreta!

    Comentário por spleencharutos — abril 5, 2011 @ 2:28 pm

  3. Rian, pensei que o motivo das redes de proteção era Glória.

    Comentário por Deilson Pessoa — abril 5, 2011 @ 5:21 pm

  4. Glorinha e os bebinhos amigos, que aparecem de vez em quando…

    Comentário por spleencharutos — abril 5, 2011 @ 6:55 pm

  5. Grata surpresa, Rian.
    Realmente você tem o que falar.
    Congratulações pelo site.

    Comentário por Daniela Pessôa — abril 12, 2011 @ 2:49 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: