Spleen e charutos

novembro 23, 2010

Quem produz precisa mostrar

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 1:33 pm

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Clipe da banda Ode ao Canalha está entre os trabalhos realizados

Espera-se a alegria de uma festa. No próximo dia 26 de novembro, a partir das 20 horas, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira realiza o lançamento dos filmes produzidos por seus alunos durante o ano corrente. Infelizmente, no entanto, o evento corre o risco de ser realizado na sede do próprio Núcleo, entre quatro paredes guarnecidas por duas portas fechadas, frustrando a expectativa de 100 realizadores que investiram tempo e dinheiro no sonho de trabalhar com a linguagem audiovisual.

De acordo com Baruch Blumberg, representante dos alunos que soltaram o verbo na internet, a restrição inicialmente imposta pela Prefeitura Municipal de Aracaju diminuiria a grandeza do trabalho desenvolvido, prejudicando a repercussão que orientou o esforço empregado por seus colegas.

“A Prefeitura da nossa capital não valoriza sequer os próprios projetos. Investe em audiovisual, mas na hora de torná-lo visível como produto de um trabalho profissional, prefere reduzi-lo a uma festinha de fim de ano na escola. Não é isso que queremos e merecemos”.

Segundo Blumberg, no final da manhã da última segunda-feira, contudo, o prefeito Edvaldo Nogueira teria afirmado que faz questão de toda a pompa que a circunstância exige. Como a reportagem do Jornal do Dia não recebeu resposta oficial da assessoria de comunicação da Funcaju, procurada para se manifestar a respeito da peleja, entretanto, continua de mãos atadas ao comportamento reticente que motivou a manifestação dos alunos do NPD.

“Realizamos 11 curta metragens com acompanhamento de profissionais renomados do cinema brasileiro e, durante as gravações, envolvemos pelo menos o dobro da quantidade de alunos, contando com atores e profissionais de outras áreas, entre outros cidadãos aracajuanos que acreditavam que o NPDOV era um investimento sério da Prefeitura de Aracaju e que esta tinha competência para lidar com cultura”, escreveu
Blumberg.

O orçamento pretendido pela direção do NPD gira em torno de R$ 10 mil. Seria o suficiente para garantir um kit de projeção, buffet para 200 convidados, equipamento de som (para uma banda que vai tocar de graça) e a decoração. Valor muito inferior ao investimento realizado em eventos de natureza controversa como o Pré-Caju e o Moto Fest, lembram os alunos do NPD.

“Não queremos desvalorizar qualquer desses eventos, queremos a valorização do nosso setor e a inclusão de Aracaju no circuito de produção do cinema brasileiro, pois quem produz precisar mostrar”.

Por telefone, Graziele Andrade, diretora do NPD, manifestou sua convicção na realização da festa. Tomara que ela esteja certa e que tudo não tenha passado de um problema de comunicação. O audiovisual sergipano agradece.

Anúncios

2 Comentários »

  1. só espero que esse orçamento seja bem usado..!! boa sorte para nós todos!

    Comentário por Matheus — novembro 23, 2010 @ 11:29 pm

  2. Mensagem enviada pela assessoria da Funcaju

    O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) confirmou ontem pela manhã, a realização da festa de lançamento dos filmes produzidos pelos alunos do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), para o próximo dia 26, às 20h, no terraço do mercado Antônio Franco.

    A assessora de comunicação da Funcaju, Lia Amorim, esclareceu que tomou conhecimento da vontade dos alunos em realizar a festa através de um ofício em que as especificações não estavam claras.

    A Prefeitura de Aracaju valoriza e incentiva a cultura de um modo geral, principalmente a da querida Aracaju, maior prova disso, são os grandes investimentos que foram feitos ao longo do ano de 2010, principalmente no Núcleo, onde foi realizado mais de 12 cursos com com professores renomados, e total apoio da Prefeitura.

    Comentário por spleencharutos — novembro 24, 2010 @ 10:56 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: