Spleen e charutos

novembro 5, 2010

Rock n’ Roll Contra as Drogas chega em Socorro

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 3:06 pm

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Caretas de bem com a vida

A pauta saiu do bolso do jornalista Elenilton Pereira, mesma origem do salário que procuro honrar todo santo dia. Independente das convicções guardadas no fundo da cachola, portanto, a matéria seria redigida. Para o músico Luiz Alberto – guitarrista da banda Vértice e o principal responsável pelas apresentações do Rock N’ Roll Contra as Drogas – é perfeitamente confortável invocar o aludido binômio que quase me causa problemas no trabalho. O rapaz é careta e vive muito bem desse jeito. Para mim, que tenho algumas diferenças com a lei, no entanto, o buraco é mais embaixo.

Embora tenha causado atropelos desnecessários a muito cabeludo por aí, a recorrente associação entre rock e drogas não é aleatória. A história da música, e particularmente do gênero, possui uma relação de intimidade trágica e escandalosa com as experiências proporcionadas pelo abuso de narcóticos. Isso não significa, contudo, que os músicos e apaixonados pelo velhinho devam permanecer estigmatizados por tal signo.

Alberto me explicou que a idéia do RRCD, por exemplo, foi sugerida pela dificuldade que a banda Vértice sempre encontrou para financiar seus projetos. Segundo ele, grande parte dos empresários da província possui uma visão equivocada a respeito do assunto, e prefere se recusar a colocar as verdinhas necessárias para levantar um palco em eventos ligados ao Rock ao invés de vencer os próprios pré-conceitos.

Seja como for, o projeto formatado deu origem a uma série de apresentações que encontram na satisfação de trabalhar com música a sua razão de ser. Um pouco mais amplo, entretanto, o RRCD não permanece restrito à simples apresentação da banda. Por meio dele, os integrantes da banda Vértice procuram o público para estimular a reflexão.

Por meio de parcerias firmadas com a administração dos municípios sergipanos, além de empresários que apostam na idéia, o evento é divulgado nas escolas, com atividades lúdicas diversas, debates, além de muita música e autêntico rock and roll. Um projeto que teve seu início na Barra dos Coqueiros e que pretende visitar o maior número possível de cidades, imbuído pelo nobre propósito de conscientizar por meio da música, estimuland.

Resumindo a história em poucas palavras, para os caras da banda Vértice – formada por Rafael Findans (baixo e vocal), Caribé (guitarra e vocal) e Beto Batera (bateria), além do próprio Luís Alberto – em matéria de políticas públicas voltadas para a saúde, segurança e educação, é melhor prevenir do que remediar.

Rock n’ Roll Contra as Drogas

Local: Ginásio SESI Marcos Freire I (Nossa Sra do Socorro)
Data: 06 de novembro
Hora: 16 horas

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: