Spleen e charutos

outubro 14, 2010

GAAS comemora aniversário

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 1:11 am

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Patrono ganha mostra em aniversário da Galeria

A história das artes plásticas em Sergipe ainda está para ser contada. Na opinião qualificada de Antonio da Cruz – artista que vem prestando uma contribuição inestimável para o pensamento local, ao dividir as reflexões suscitadas pelas diferentes experiências testemunhadas no interior desse universo com os leitores de seus escritos – a escassez de publicações voltadas para o segmento reflete a pequena importância que lhe é atribuída.

Felizmente, no entanto, parece que estamos ensaiando um olhar mais curioso em relação aos nossos valores. Pelo menos é o que demonstra a publicação do livro “Artes visuais Sergipe – Conexões 2010” e a montagem da exposição alusiva aos 44 anos da Galeria de Artes Álvaro Santos. As iniciativas não são inéditas, mas surpreendem pelo cuidado empregado em sua concepção.

O livro foi concebido com recursos públicos, provenientes do edital Conexão Artes Visuais, da Funarte. Parte do que vai expresso nessas tortuosas foi colhido diretamente de suas páginas. A exposição, por sua vez, formada exclusivamente por trabalhos dos irmãos Álvaro e Florival Santos, parece responder à inquietante interrogação proposta pela publicação. A quem falam os artistas sergipanos?

Todos estão surdos – Para o sociólogo Ivan Massafret, um dos autores convidados para integrar a coletânea de textos organizada pela Sociedade Semear, a arte produzida em Sergipe responde, originalmente, a uma necessidade de afirmação do nosso povo.

Pertinente, a observação alimenta, contudo, novo questionamento. Se a manifestação artística pode encarnar as feições de determinada sociedade, enaltecendo sua formação, seus princípios e valores, porque os artistas responsáveis pela história de nossas artes plásticas permanecem divorciados da maioria da população?

Não vou me meter no aperto, porque o desafio exige fôlego de gente grande e ultrapassa a modesta compreensão desse escriba. Cumpre, entretanto, aproximar o povo da arte. É por essa razão que o diretor da GAAS se empenha, há pelo menos dois meses, na concepção da mostra mencionada. Durante conversa entabulada em oportunidade anterior, Luiz Adelmo exprimiu com uma convicção abençoada, cheio de certeza, que o quadro pode ser modificado. Para ele, o público se afasta dos espaços de exibição quando não é futucado.

Se depender da boa vontade e disposição de Luiz Adelmo, portanto, a festa de aniversário da Álvaro Santos deverá coroar um esforço de estreitamento entre artistas, Galeria e sociedade, empreendido desde o início de sua gestão.

Para o diretor, a GAAS se caracteriza como o espaço oficial da cultura sergipana, onde o artista local se expressa e faz as honras da casa. “A Álvaro Santos traz exposições didáticas para entrar em contato com a população aracajuana. Este ano a visitação de escolas tem sido grande, o que é importante, pois os estudantes conhecem os artistas locais através de suas obras e, assim, passam a prestigiar a produtividade artística da sua cidade”.

A galeria – Inaugurada em 1966, fruto de um pedido do então prefeito de Aracaju Godofredo Diniz Gonçalvez ao arquiteto Rubens Chaves, a Álvaro Santos foi a primeira galeria oficial de artes do estado de Sergipe. Mantido pela Prefeitura de Aracaju, o espaço recebeu o nome do artista plástico Álvaro Santos, que nasceu em Propriá (SE) e encantou o público com suas telas.

Na época, o irmão do patrono e também artista plástico Florival Santos foi convidado a ser diretor da galeria. Convite aceito, Florival foi o primeiro diretor da galeria de artes recém construída.

A mostra em comemoração aos 44 anos da Galeria será aberta hoje, a partir das 20 horas, oferecendo uma oportunidade preciosa para que a população se estranhe ou reconheça nos traços de um de seus maiores artistas.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: