Spleen e charutos

setembro 22, 2010

Os Mamutes lançam single no Cook

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 5:14 pm

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

*

Um rock de verdade deve causar o mesmo efeito dos cafés amargos. Quando a madrugada atropela os seus filhos insones, o hálito de cerveja e cigarro impregnando o pensamento, um riff bem executado nos ajuda a despertar e organizar as idéias. É essa energia redentora que encontramos no single que os Mamutes lançam esta semana. Hard-Rock, Proto-Punk e ecos setentistas, reconciliando os tropeços noturnos com a enfadonha claridade cotidiana.

Formado por três canções registradas de maneira cuidadosa, o single precede o primeiro disco cheio dos Mamutes, que deve ser lançado nos próximos meses. A julgar por esse pequeno apanhado de acordes, o trabalho deverá fazer justiça à energia rock and roll que eu observei em minha primeira visita ao quartel general da banda – uma espécie de alojamento coletivo, abrigo de músicos e outros malucos talentosos, estúdio, empresa e residência da turma. Convertida num palco, a sala dos caras estava entulhada de equipamento. Cases, amplificadores, cabos, pedais, pedestais e instrumentos, numa bagunça organizada para fazer a alegria de qualquer músico securento. Os Mamutes são assim.

De acordo com o guitarrista Rick Maia, que fez a gentileza de me adiantar o conteúdo do disquinho disponível no Myspace, o lançamento deve acalmar a ansiedade manifestada pelo seguidores da Mamutes. Ele explica ainda que, inicialmente, o quarteto pretendia lançar somente duas músicas. Como a composição “Noturna” foi preterida pelo júri do Festival Aperipê de Música, contudo, eles optaram por divulgar a canção por conta própria.

“Eu convido as pessoas a acessarem o nosso Myspace para conhecerem a música. Que elas façam seu próprio julgamento, comparem nossa música com as selecionadas, e deixem um comentário pra gente”.

Eles fizeram muito bem. “A dama de branco” e “Bye bye, baby” testemunham o amadurecimento da banda, que prece ter encontrado o equilíbrio necessário para acomodar os rugidos viscerais do vocalista Karl de Lyon às palhetadas que constroem as harmonias das canções. “Noturna”, no entanto, é dotada de um colorido diferente, com castanholas e um teclado cadenciado que fariam falta à unidade criativa do single. Obediente aos preceitos que orientam os caras, a composição respeita a pegada Mamutes, mas acrescenta um toque western muito oportuno ao repertório do conjunto.

Vale lembrar que o show de lançamento do novo single dos Mamutes conta com a colaboração das bandas Anéis de Vento, ACDC Cover e Johnny Cash Cover. A apresentação arrecadará verba para a viagem que os caras realizam no próximo mês, quando devem se apresentar em Recife, e integra a rede de ações promovidas pelo Circuito Fora do Eixo.

II Help

Local: Capitão Cook (próximo ao farol da Coroa do Meio)
Data: 24 de setembro
Hora: 22 horas

*Arte: Thiag Neuman (Cachorrão)

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: