Spleen e charutos

agosto 26, 2010

‘Junto de Oito’ na Sociedade Semear

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 2:06 am

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Trabalho de Fábio Sampaio reflete o confinamento imposto pelo modus vivendi moderno

Quem acompanha as mostras abrigadas pela galeria Jenner Augusto, na Sociedade Semear, já deve ter percebido que o espaço atrai um núcleo de artistas muito coeso, dedicado às experiências pouco usuais que, em sua multiplicidade extravagante, caracteriza o conjunto diverso da arte contemporânea realizada em Sergipe. Se em outro lugar é quase impossível encontrar os trabalhos de Jamson Madureira ou Marcos Vieira dispostos de alguma maneira, na Sociedade Semear eles ficam à vontade como em sua própria casa. A coletiva “Junta de Oito”, que o espaço abriga esta semana, não apenas embasa o argumento, como oferece uma oportunidade valiosa para que a gente desafie nossa percepção com as armadas dessa turma mais uma vez.

Além dos artistas mencionados, “Junta de Oito” conta com a colaboração de Alan Adi, Cláudia Nem, Elias Santos, Fábio Sampaio, Marly e João Valdenio. A coletiva faz parte da programação do projeto “Artes Visuais Sergipe: Conexão 2010”, que também promove o lançamento da Revista Tatuí nº 06 e a palestra “Arte, Campo da Arte e Contexto Social”, ministrada pela curadora pernambucana Clarissa Diniz. Além de editar a revista supracitada, a convidada integra o Coletivo Branco do Olho, do Grupo de Críticos do Centro Cultural de São Paulo.

De acordo com Fábio Sampaio, que fechou os olhos para a impertinência da proposta e permitiu que este escriba acompanhasse a montagem da instalação de parede que vai apresentar na mostra, qualquer oportunidade é deve ser comemorada. Dono de um trabalho que reflete o confinamento imposto pelo modus vivendi moderno, Fábio acredita que o artista precisa colocar suas experiências à disposição do julgamento alheio.

“Esse tipo de exposição é bom porque atrai mais gente. É muito importante conhecer a opinião de pessoas com uma vivência diferente, sobretudo quando essas pessoas estão mais familiarizadas com o que está ocorrendo nos grandes centros”.

O projeto “Artes Visuais Sergipe: Conexões 2010” foi contemplado pelo programa Conexão Artes Visuais, realizado pela Fundação Nacional de Artes e pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio da Petrobras. O projeto foi concebido a partir dos resultados positivos que ocorreram na primeira edição do programa, em 2008. Desde então, o fluxo de informações relacionadas à arte contemporânea permaneceu estagnado, impedindo o diálogo necessário entre a realidade sergipana e os panoramas artísticos de outros estados.

Artes Visuais Sergipe: Conexões 2010

Local: Sociedade Semear (Rua Vila Cristina, 148)
Data: 27 de agosto
Hora: 19 horas

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: