Spleen e charutos

julho 13, 2010

Ferraro Trio lança DVD no Lourival Baptista

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 9:13 pm

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Grooves e riffs até o distinto fazer bico

Talvez não fosse preciso despencar até o Estúdio Centaurion pra tirar a história a limpo. Quando o batera Rafael Jr me informou que o Ferraro Trio faria o lançamento de seu primeiro DVD, no entanto, não me fiz de rogado, e aceitei o convite pra conferir o ensaio da banda, imediatamente. O privilégio é fruto do esforço de aproximação efetivado por essa página, sempre atenta às ânsias e queixumes dos personagens da cena local. De outro modo, eu teria que esperar até a próxima sexta-feira para me assombrar com os grooves e riffs que transbordam da guitarra de Saulo Ferreira. Em dias bons como hoje, não dá nem pra acreditar que ainda sou pago pra isso…

Como o batismo da criança deixa claro logo à primeira vista, O DVD “Ferraro Trio – Ao vivo no Verão Sergipe 2010” foi gravado durante apresentação no Palco Multicultural do evento promovido no início do ano pela Secretaria de Estado da Cultura. É imperativo lembrar que, na ocasião, nós demos voz aos pretendentes preteridos pela Secult, insatisfeitos com os critérios elencados para a ocupação do espaço. A presença de nomes pouco afeitos à labuta no underground nosso de todo dia, além do carinho dispensado a supostos privilegiados, chamou a atenção de muita gente. A preocupação era que músicos ocasionais, conhecidos por encher o bolso às custas do erário e depois sair de fininho, suplantassem os objetivos do edital, destinado a fomentar a cena.

Se fato semelhante ocorreu, os instrumentistas do Ferraro não têm nada com isso. A maior parte do cachê recebido pela apresentação foi investida na gravação do DVD, dando exemplo da mobilização necessária para que as engrenagens de nossa cadeia cultural funcionem a contento. De acordo com Rafel Jr, contudo, a participação do técnico de som Eduado Menezes, que assina a direção do DVD junto com o Ferraro, foi fundamental para que o projeto vingasse. “Ele é o quarto integrante da banda. É muito importante destacar isso”.

O esforço, por outro lado, é recompensado com a mesma moeda. Prova disso, o lançamento do DVD contará com a participação de meio mundo de convidados, todos agradecidos pela oportunidade de tomar parte neste acontecimento especial, que certamente marcará a história da música sergipana. Entre estes, músicos do quilate de Ivan Reis, Henrique Teles, Igor Brasil, Fabinho Snoozer, Igor Cortez, André Rato e Beto Carvalho.

A noite promete. Como se não bastasse a mão pesada de Rafael Jr – golpeando a caixa e os tons da bateria com o mesmo carinho com que alisa os pratos do kit, aparentemente seus melhores amigos –, o trio instrumental conta ainda com o volume do baixo de Robson Macaxeira. O baixo do cara é gordo, redondo. É ele quem sustenta a harmonia das músicas quando Saulo Ferreira ameaça se perder esticando as seis cordas, com a pegada e o suingue que conquistaram a admiração de dez entre dez guitarristas sergipanos.

“Nós vamos tocar nosso repertório completo. Preparamos o lançamento desse DVD com muito cuidado. Teremos o melhor som, a melhor luz, até VJ nós vamos ter. Fomos obrigados a bancar a produção do lançamento, mas estamos muito satisfeitos com o trabalho que vamos apresentar”.

Anúncios

5 Comentários »

  1. Já vai entrar como link no mailing de divulgação!
    Thanks, cabrón!

    Comentário por rafael júnior — julho 13, 2010 @ 11:33 pm

  2. E lá se vai mais uma vez, o Ferraro Trio abrindo o caminho na mata para que outros trios e outras bandas instrumentais possa caminhar também!
    Parabéns ao Ferraro!

    Ahhhh! E estarei lá, obviamente, na sexta!
    Abs a todos!

    Comentário por Felipe — julho 14, 2010 @ 4:11 pm

  3. O nome do Estúdio ao qual você se refere seria Centurión, não?

    Comentário por Daniela Rodrigues — julho 14, 2010 @ 7:04 pm

  4. É o estúdio de Todinho. Mas isso é o de menos, né?

    Comentário por spleencharutos — julho 14, 2010 @ 7:34 pm

  5. Só não fico mais contente por não poder ter visto assim de pertinho! =)
    Muito sucesso ao Ferraro Trio, é o que desejo. E quem sabe um dia possa vê-los por aqui em Lisbonne, num desses muitos festivais que rolam durante o verão.
    Beijão

    Comentário por Rita Brasileiro — agosto 6, 2010 @ 7:42 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: