Spleen e charutos

junho 23, 2010

Gil lança ‘Fé na festa’ no Forró Caju 2010

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 3:40 pm

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Com muita fé na festa, Gilberto Gil se apresenta no Forró Caju

Se a importância de um músico puder ser mensurada pelo jorro de luz e sombra que ele despeja sobre seus pares, ao baiano Gilberto Gil bastariam os tumultuados anos 70 para conquistar um lugar confortável no Monte Olimpo do cancioneiro brazuca. De lá pra cá, no entanto, o conterrâneo de João Gilberto se dedicou a sua carreira com uma regularidade espantosa, lançando discos em intervalos razoáveis, com resultados quase sempre muito felizes. Pode ser que os últimos trabalhos de Gil, a exemplo do disco “Banda Larga de Cordel” e do DVD “Banda Dois”, tenham decepcionado um pouco, mas depois de ouvir o mais recente “Fé na Festa”, que o cantor lança esta noite no palco do Forró Caju, eu duvido que alguém se atreva a colocar tamanho talento criativo novamente em questão.

O batismo do disco deixa claro o que podemos esperar dessa nova safra de composições de Gilberto Gil. A intenção é reverenciar a tradição musical nordestina, por meio dos xotes, xaxados, toadas e baiões distribuídos entre as treze canções (nove inéditas) que compõem o “Fé na Festa”. Ao contrário do que ocorreu com os medianos “São João Ao Vivo” (2001) e “As canções de Eu, tu, eles” (2000), no entanto, um sentimento sincero parece ter motivado a empresa, e impregnou as canções com arranjos inspirados, dignos do instrumentista monstruoso que Gilberto Gil é.

Eu não conheço casamento mais bem sucedido entre sanfona e guitarra. Logo nos primeiros acordes do disco, os sintetizadores vomitam notas que navegariam à deriva, órfãs das seis cordas, não fosse o encontro com a respiração arfante do fole. Bastam trinta segundos de música para nos reconhecermos definitivamente conquistados, prontos para atender ao convite do compositor. Sim, vamos embora, a festa não pode esperar.

Outro grande momento do disco é a canção “Vinte e seis”, que remete diretamente ao nascimento do compositor, e justifica seu envolvimento afetivo com os festejos juninos. Como o release publicado no sítio da Natura Musical, patrocinadora exclusiva do disco, deixa claro, não à toa, vira e mexe os aniversários de Gil são comemorados com música, brincadeiras e comidas típicas de festa junina. Foi o gênero eternizado na voz de Luiz Gonzaga que o despertou para a música. O som do Rei do Baião e o mês em que nasceu estão no DNA de Gil.

Entre as regravações, “A Dança da Moda” (Luiz Gonzaga e Zé Dantas), “Aprendi com o Rei” (João Silva), e “Maria Minha” (Targino Gondim e Eliezer Selton). A única regravação autoral é “Norte da Saudade”, música do histórico “Refavela” (1977), que ganhou novos arranjos para este trabalho.

Emocionante, contagiante, o “Fé na Festa” de Gil se equilibra entre a exaltação, num passo, e a introspecção, mais adiante. Como na definição da vida realizada em uma das faixas do disco, Gil novamente alcança “a nota lá/ Lá no ponto de ferir, se preciso, até sangrar”.

Confira a programação dos próximos dias da festa:

24 de junho (quinta- feira)

Palco Luiz Gonzaga
21h – Zé Tramela
23h – Genival Lacerda
0h30 – Gilberto Gil
02h – Cia do Calypso

Arraial
17h – Trio Catuense
Trio Voz de Ouro

Palco Gerson Filho
18h – Trio Ravengar
21h – Carlos Moreno
23h – Joesia Ramos
0h30 – Mestiça Raiz
02h – Forró Candeeiro de Prata

25 de junho (sexta-feira)

Palco Luiz Gonzaga
21h – Amorosa
23h – Geraldinho Lins
0h30 – Anjo Azul
02h – Cintura Fina

Arraial
17h – Trio Amizade
Trio Borborema

Palco Gerson Filho
18h – Trio Ave Rara
21h – Joseany di Josa
23h – Casaca de Couro
0h30 – Jailson do Acordeon
02h – Forró Mª Gazzulina

Anúncios

1 Comentário »

  1. Rian, meu fiu, esse neguinho é monolítico, porque sua grandeza é de alma, coração e cabeça. Sempre que o via, timído e ofuscado pelo brilho verbo-postural de Caetano, minha leitura era sempre a mesma: ali está a grande rocha.
    Mais uma vez parabens pelo seus bem afiados textos, aos quais não faltam substância.

    HTeles

    Comentário por Henrique Teles — junho 24, 2010 @ 1:43 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: