Spleen e charutos

março 19, 2010

Hoje em dia

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 1:48 am

Rian Santos

É proibido proibirNinguém percebeu quando as crianças começaram a despencar dos edifícios. Somente mais tarde, quando alguém se aproximou da janela, foi que nos demos conta dos corpos ensangüentados lá embaixo. Estranho mundo no qual as crianças pulam de tão alto. Parece que não existe mais distância, não existe pedaço de terra, maldito que seja, a ser palmilhado.

Antigamente, quando eu folheava um livro, era como se abrisse as pernas de uma menina. Em minha casa não se escutava mais nada, além das batidas de um coração punheteiro, adolescente apaixonado. Como poeira, os livros foram acumulando, acumulando, e agora, depois de tanto mistério, a vida acabou perdendo a graça.

Nos idos de 68, um jovem francês pichou um muro, e suas palavras viajaram até gastar as asas. Eram palavras aladas. Caminhando pela Avenida Barão de Maruim, um outdoor depois do outro, eu me pergunto o que minha geração diria se tivesse um muro à sua frente.

Compre Batom. Felicidade é morar bem. Fale de perto com Close Up.

Tudo velho e sabido. Tudo surrado. O cara se droga, trepa até ficar com o pau bichado, depois se entope de remédios pra dormir. Com um pouco de sorte, nunca mais acordaria, mas o sol é implacável.

Por isso a rede e o cigarro no meio da tarde. Na fumaça, no calor, no balanço cadenciado, um resumo desesperado de vinte e cinco anos sem sonho, nem sangue. Um resumo de vinte e cinco anos adivinhando a América do Sul.

Eu diria “hoje em dia”, mas imitaria um velho cansado…

2 Comentários »

  1. são textos assim que eu gosto de ver. tem mais nas suas entranhas do que simples receitas de bolo, de fórmulas de como escrever um texto jornalístico.

    você é um bukowvski da caatinga. desperdice isso não.

    :*

    Comentário por Débora — março 30, 2010 @ 4:41 am

  2. O problema é… “Eu nao tenho tempo de me ouvir cantar”

    Comentário por spleencharutos — março 30, 2010 @ 6:39 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

