Spleen e charutos

fevereiro 12, 2010

São Pedro foi cooptado

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 3:41 pm

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

A resistência dos trabalhadores, no embalo do frevo

A última sexta-feira amanheceu cheia de pudores. Ao contrário da nudez azul de todos os dias, anáguas de nuvens carregadas, um pano encardido envolvendo em seus modos de mocinha envergonhada a superfície clara onde os anjos fazem xixi. O dia poderia se esconder entre cobertores nublados numa quinta-feira, num sábado, aguardar a tristeza cansada da quarta-feira de cinzas. Mas, justamente na sexta, quando a Central Única dos Trabalhadores colocou o bloco no meio da rua, São Pedro estendeu um véu de chumbo sobre o céu de Aracaju. Não havia sombra de dúvida, o santo tinha sido cooptado.

O cortejo do Siri na Lata ocorre todos os anos, embalando a luta dos trabalhadores com os acordes histérico de frevos e marchinhas carnavalescas. Reunindo as angústias de uma parte considerável da militância, George Washington Silva, secretário de comunicação da Central, destrinchou as principais pautas da classe a bordo de um carro de som, pontuando as marchinhas típicas do carnaval com o discurso engajado dos sindicatos.

A bandinha de frevo Os Indomáveis atacava de Pa-na-na-na-na-na-na, e o discurso dos diversos sindicalistas presentes entoavam a luta pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas e pelo direito de greve, protesto contra o aumento da passagem, abertura do comércio aos domingos e feriados e a implantação da Fundações Públicas de Direito Privado e o repúdio contra a decisão judicial que mantém Flavio Conceição como conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe.

No cortejo deste ano, uma novidade. Uma carroça foi puxada pelas ruas do centro, numa alusão à precariedade do transporte público de Aracaju e ao aumento absurdo da tarifa. Além disso, os foliões ocuparam o terminal de passageiros Fernando Sávio durante 30 minutos, demonstrando que os trabalhadores não estão dispostos a aceitar os desmandos da SMTT de braços cruzados.

São Pedro tentou atrapalhar a folia, mas o reinado de Momo já havia começado. Era carnaval, e a cidade acordou pra ver…

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: