Spleen e charutos

fevereiro 3, 2010

A música sergipana, entre o trabalho e o aperto de mão

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 6:49 pm

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

A Maria Gastona precisa economizar oportunidades

Quem escreve pra fazer amigos é assessor de imprensa. Minha seara é outra, afeita a uma espécie de honestidade que não admite contemporização. Ao despencar para a Rua da Cultura na última segunda-feira, encarei o caminho com a certeza de procurar o único espaço dedicado à divulgação da música sergipana que pode ser definido como democrático. Caminhei fiado nisso, sem um pingo de receio. O problema é que o interior de nossas certezas, eu logo descobriria, tem sempre um quarto arrumado para a decepção.

Deve ter sido uma noite especial. Responsável pela abertura do Projeto Verão, o projeto liderado pelo diretor de teatro Lindemberg Monteiro mais uma vez procurou privilegiar a cena sergipana. Esta semana, no entanto, além das locais Maria Gastona, Orquestra dos Palhaços, Kararoots e a onipresente Alapada, a noite contou com a apresentação dos forasteiros bem vindos da Móveis Coloniais de Acaju (DF), que tiveram nova oportunidade de pisar naquele palco, incentivados pelo aplauso carinhoso de centenas de pessoas. Digo isso escorado no julgamento alheio. Impedido pelo atraso inexplicável, um dos problemas que atentam contra o projeto ao longo dos últimos sete anos, fui pra casa logo depois da primeira apresentação.

Eu sei que já deveria ter aprendido, mas tenho a mania ultrapassada de respeitar os horários, observar as convenções. Fonte interminável de aborrecimento, o hábito me custou mais uma noite perdida entre os malucos e bebinhos do mercado, uma noite a menos de diversão.

Maria Gastona – Mas estaria tudo bem, se a apresentação da Maria Gastona tivesse valido o desencontro. Teríamos chegado em casa – eu e alguns poucos descontentes – sonolentos e felizes! Ocorre que o bando de mulheres que tripudiaram sobre algumas das pérolas do nosso cancioneiro durante mais de uma hora possuem uma longa estrada pela frente. Estrada essa que ninguém sabe onde vai desembocar.

Causa espanto, contudo, que apesar da inapetência e da pouca experiência acumulada, os espaços tão escassos de nossa cidade tenham demonstrado tanta generosidade com as meninas. Não me refiro aqui à Rua da Cultura, que acolhe a todos os músicos e gêneros sem distinção. Mas em menos de um ano, sem nenhum esforço aparente (as mocinhas nem mesmo dominam a execução de seus instrumentos), a Maria Gastona já tocou no Projeto freguesia e no Bloco da Limpeza da PMA.

Fica difícil aconselhar trabalho enquanto tanta gente acumula privilégios com apertos de mão…

Anúncios

6 Comentários »

  1. Emsurb presta esclarecimentos

    Na manhã de hoje, Lucimara Dantas, presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) procurou a editoria de cultura do Jornal do Dia para prestar alguns esclarecimentos a respeito da matéria “Música sergipana: entre o trabalho e o aperto de mão”.

    Além de manifestar atenção ao debate a respeito da democratização dos espaços destinados à divulgação da música local (Lucimara lembrou que presidiu a Funcaju, e revelou que continua acompanhando as discussões a respeito da nossa cultura) a secretária fez questão de esclarecer que a participação da banda Maria Gastona no bloco Tá Limpo (antigo Bloco da Limpeza), citado na referida matéria, se deu através de convite, e que não houve pagamento de cachê para os artistas que encararam o desafio de se apresentar na última edição do Pré Caju 2010.

    Segundo Lucimara, diversos artistas locais foram convidados para se apresentar no bloco, mas somente as bandas naurÊa, A indomada, Lateiros Curupira, Mulungada e Maria Gastona atenderam ao convite.

    Lucimara lembrou ainda que o bloco Ta Limpo ainda está “engatinhando”, e que a iniciativa da Emsurb pretende a ampliação dos espaços culturais e do debate, com a proposta de despertar a consciência ecológica, incentivando a coleta seletiva e a reciclagem.

    Comentário por spleencharutos — fevereiro 3, 2010 @ 8:40 pm

  2. Pois e´so agora que estao vendo esses apertos de mao!

    As bandas sergipanas Rótulo e Cabedal estarão viajando neste domingo (07/02) para Recife aonde irão tocar num dos maiores festivais do país, festival este que é realizado em todo Brasil no mês de fevereiro organizado pelos pontos fora do eixo de cada estado.
    A Rótulo e Cabedal irão tocar no quarto dia de festival juntamente com mais 4 bandas do nordeste.
    Mais uma vez Sergipe é bem representado fora do seu território.

    PROGRAMAÇAO:

    http://www.lumocoletivo.org/index.php/2010/01/programacao-ofical-do-festival-grito-pernambuco/

    07.02 (domingo) @ Pólo Economia Solidária

    18h QUARTO ASTRAL
    19h CERVA GRÁTIS (PB)
    20h RÓTULO (SE)
    21h MALVADOS AZUIS
    22h CABEDAL (SE)
    23h ORQUESTRA BOCA SECA (RN)

    Comentário por Roque — fevereiro 4, 2010 @ 6:19 pm

  3. Boa, secretária! Eu iria além. Definiria os nomes contidos no termo ‘diversas bandas’, pra que assim estes mesmos se envergonhem se reclamarem que não lhe são dadas as oportunidades.
    Parabéns e boa sorte pra Cabedal e Rótulo, que façam shows excelentes em Recife. E a Cabedal, que continue nos surpreendendo sábado no Projeto Verão, estarei lá com satisfação.

    Comentário por Deilson Pessoa — fevereiro 4, 2010 @ 8:22 pm

  4. Pessoa escrevendo nas entrelinhas… Esse bicho é um poeta mesmo! rsrs

    Comentário por spleencharutos — fevereiro 5, 2010 @ 12:21 pm

  5. É demais esse Pessoa

    Comentário por Allen — fevereiro 6, 2010 @ 12:53 pm

  6. Olhe… minha foto!

    Comentário por Michel Oliveira — março 14, 2010 @ 5:58 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: