Spleen e charutos

fevereiro 1, 2010

naurÊa: ‘Antes cedo do que nunca’

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 8:27 pm

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

A putaria vai comer no centro, antes cedo do que nuncaEu só tenho compromisso com o meu próprio tempo, de modo que não me custa nada inventar uma tradição de apenas três anos. Foi lá, nos idos de 2008, quando a Casa Rua da Cultura tomou a feliz iniciativa de convidar os barrigudos da naurÊa para puxar um bloco de rua autêntico, popular e escrachado como determinam os anjos dionisíacos do carnaval. Desde então, uma semana antes dos festejos de Momo, o bando liderado por Márcio de Dona Litinha e Alex Sant’anna sobe num mini-trio para entoar marchinhas, composições da banda e versões tarja preta dessas mesmas canções para centenas de foliões extemporâneos. Nas palavras de Alex, é quando “a putaria come no centro”.

Se nada mudou nesse intervalo, a idéia do bloco Antes Cedo do que Nunca pode ser encontrada na reunião da comunidade com o universo lúdico que vem sendo negligenciado pelos grandes eventos comerciais. No ano em que a farra foi inaugurada, durante uma conversa telefônica que resultaria numa matéria modesta, que deveria colaborar com a divulgação do bloco, Lindemberg Monteiro (a cabeça por trás da armada) lamentou que os tais eventos comerciais (ninguém mencionou o Pré Caju textualmente) tenham tomado o espaço daquela que já foi considerada a maior festa popular do Brasil.

Fato incontestável, o assalto deixou muita gente carente de diversão, como atestam as centenas de pessoas que há dois anos colocam o bloco na rua, munidas exclusivamente da alegria de vestir uma fantasia e pular, feito doidas apaixonadas, atrás do trio.

naurÊa – Como afirma o release da banda, são duas palavras ditas muito rapidamente que representa uma sensação, um tipo de pressão sonora que diz muito sobre a força que mora em seu som. Som esse que resolveu reinventar a mistura particular que é o forró, ampliando e dando novas possibilidades para o xote, o xaxado e o baião, tradicionais ritmos nordestinos.

Formada em novembro de 2001, em Aracaju, a naurÊa toca basicamente o que chama de Sambaião. Como o nome já sugere, uma mistura de samba e baião. Mas não pára por aí. A banda recebe informação musical de várias partes do Brasil e do mundo: das batidas populares do universo negro de Laranjeiras ao costarriquenho Reggaeton; da música pouco convencional de Tom Zé às melodias de Cuba e do Leste Europeu; das guitarras “caribenhas” do Pará ao apelo do R&B e do Hip Hop. A idéia, muito mais do que fazer mistura, é mostrar as potencialidades do forró, é ter uma sonoridade própria com um sotaque local.

Sotaque que vem ganhando prestígio nacional, como testemunham as palavras carinhosas do jornalista Fernando Rosa – para quem a naurÊa “é daquelas surpresas que só um pais continental como o Brasil tem poder de produzir, e que a internet, especialmente, cada vez mais trata de projetar para além das aldeias”; e do músico Pedro Luiz, que atribuiu ao som da banda um poder revelador.

“”Eles me descortinaram um universo que me inspirou do mesmo modo que o Chico Science na década de 90″.

A concentração do bloco Antes Cedo do que Nunca ocorrerá às 16h30 desta sexta-feira, na praça Camerino, em frente ao prédio da Casa Rua da Cultura.

Anúncios

3 Comentários »

  1. tamo aí!Esses caras são uns fanfarrões hehee

    Comentário por Allen — fevereiro 2, 2010 @ 12:25 pm

  2. E eu estarei lá vendo NaurÊa e também marcarei presença no Projeto Verão para vê-los…
    Adooooooooooooooooooooooooooooooooooogo NaurÊa…

    Comentário por Nathy — fevereiro 2, 2010 @ 11:48 pm

  3. Naurea é ridicula!!! Marcio é um cara brega, ridiculo, sem noção!! coloca outra coisa pra puxar esse bloco ae, ninguem merece!

    Comentário por paulo — novembro 15, 2011 @ 11:16 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: