Spleen e charutos

janeiro 26, 2010

O Corredor das Artes de Fábio Sampaio

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 8:42 pm

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Fábio Sampaio, idealizador do Corredor das Artes, metendo o nariz onde não foi chamado

Foi observando o imenso vazio que toma conta de nossas galerias durante a alta estação que o artista plástico Fábio Sampaio concebeu o Corredor das Artes. Como sempre ocorre quando o rapaz mete o nariz onde não é chamado, o projeto – que será inaugurado amanhã, na galeria Sayonara Viana – se aproveita das carências do mercado local para apontar caminhos interessantes para todos os que gravitam em torno desse universo.

Fábio lembra que os principais espaços dedicados às artes plásticas de nossa capital insistem no pecado de fechar as portas nesse período, quando os artistas poderiam aproveitar o grande fluxo de turistas que visitam a cidade para conquistar a atenção de um número maior de pessoas. Manifestando uma preocupação antiga, ele acredita que, ao promover as coletivas, é possível contribuir com a formação de um público comprometido com os avanços necessários ao amadurecimento da atividade em Aracaju.

“Nossa pretensão é que as exposições dessa semana sirvam apenas como um ponto de partida. Nosso objetivo maior é a criação de um calendário anual, que possibilite ao artista plástico sergipano trabalhar sempre, durante o ano inteiro, além de, no futuro, realizar alguns intercâmbios com o pessoal que batalha lá fora”.

Para tanto, o projeto pretende permitir a aquisição de obras de arte a preço cômodo, ampliando o público consumidor de um produto que costuma ser supervalorizado. Somado a essa visão contemporânea do fazer artístico em Sergipe, existe também a valorosa iniciativa de ajudar instituições filantrópicas do estado, agregando um valor solidário à marca do projeto, através do repasse de 50% do valor comercializado pelas galerias para instituições filantrópicas.

Na coletiva de hoje à noite, sob curadoria da própria Sayonara Viana e de Elias Santos, uma exposição de xilogravuras, além de uma coletiva reunindo trabalhos de arttistas plásticos e fotógrafos. No próximo dia 28, na galeria do Espaço Cultural Yázigi, sob a curadoria de Fátima Bastos, pinturas, esculturas e fotografias.

As coletivas deverão reunir nomes bastante influentes, a exemplo de Adauto Machado, Fábio Sampaio, Willy, Márcia Guimarães, Ismael Pereira, Edidelson, Jacira Moura, Melcíades, Ricardo Teixeira, Elias Santos, Claudia Nen, João Valdênio e Marcio Garcez, entre outros.

Anúncios

1 Comentário »

  1. Estamos bem no ínicio mesmo…algo como: Alfabetização!

    Comentário por Fábio Sampaio — janeiro 28, 2010 @ 3:10 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: