Spleen e charutos

janeiro 25, 2010

Música sergipana tipo exportação

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 8:28 pm

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Da terrinha, sem nenhuma caravela, para o mundo

Embora tenha sido pensada para divulgar a música local na última edição da Feira Música Brasil, a coletânea Sergipe’s Finest – music from Sergipe começa a dar sinais de que o registro alcançará mais do que isso. Ao que parece, as 34 canções divididas nos dois discos que compõem o volume deverão testemunhar, no futuro, um momento muito particular, no qual os artistas da terra se livraram do complexo de minhoca e arregaçaram as mangas para se fazerem conhecidos no mundo.

De acordo com o cantor e compositor Alex Sant’anna, responsável pelo selo Disco de Barro, culpado pela ousadia do lançamento, o projeto é antigo e foi inspirado em um trabalho realizado pelo produtor Paulo André (leia-se Abril Pro Rock), que há cerca de cinco anos reuniu 20 artistas nordestinos na coletânea Music From Northeast.

Mas somente com a oportunidade sugerida pela Feira – quando Patrícia Polayne, a Banda dos Corações Partidos, a Plástico Lunar e o DJ Patrick Tor4 foram selecionados entre mais de 800 inscritos para se apresentar em Recife – a idéia de reunir os artistas mais representativos da música local, independente do sectarismo atualmente observado nos ambientes em que a nossa produção é discutida, conseguiu ganhar corpo.

Alex garante que “aconteceu tudo muito rápido”. Segundo ele, o longo tempo em que a intenção foi alimentada não ajudou na captação dos recursos necessários à empreitada, que só foi materializada agora por causa do apoio da Segrase (que garantiu a impressão do encarte), da Secult e da Fundação Aperipê (que garantiram a prensagem de 500 cópias, cada uma).

Alex explica ainda que não houve impedimento para que nenhum artista fizesse parte do disco. Segundo ele, a unidade observada na coletânea se deve a fatores pontuais, sobre os quais, mesmo estando à frente do projeto, não manteve nenhum controle.

“A maioria do pessoal que está no disco faz parte do Fórum de Música, e está a par de nossas discussões. Mas tem banda que ainda nem foi lançada, como a Vila Carmen, que eu conheci por acaso, quando eles estavam gravando no estúdio de Léo (Airplane, tecladista da Plástico Lunar), e achei interessante incluir na coletânea”.

Para que se tenha idéia da importância do registro, a coletânea conquistou a atenção do jornalista Marco Aurélio Canônico, da Folha Online, que destacou os nomes sergipanos como exemplo da boa música que é produzida à revelia da indústria fonográfica.

“Não conhecia nenhum dos nomes do disco – a bem da verdade, não conhecia quase nada de Sergipe, em termos musicais. É o tipo de acontecimento que faz a gente lembrar como existem centenas, se não milhares, de artistas de grande potencial largamente à margem dos canais (de distribuição e de comunicação) que levam aos ouvintes. Tem uma galera imensa e largamente desconhecida fazendo boa música no menor dos Estados brasileiros; imagina o que não rola nos demais”.

Anúncios

2 Comentários »

  1. Nóis erra. Nóis concerta. Foi o próprio Alex Sant’anna quem puxou minha orelha. não foram Patrícia Polayne, a Banda dos Corações Partidos, a Plástico Lunar e o DJ Patrick Tor4 e que foram selecionados para a Feira Música Brasil, e sim a naurÊa. Os outros artistas foram selecionados para o Conexão Vivo, um evento paralelo à programação oficial da FMB.

    Comentário por spleencharutos — janeiro 26, 2010 @ 3:19 pm

  2. Parabéns pelo post… Para nós sergipanos e que há tanto tempo presenciamos a dureza que é derrubar muros aqui, ficamos extremamente feliz pela nossa gente e nossas identidades…

    Comentário por Fátima Lima — janeiro 26, 2010 @ 6:13 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: