Spleen e charutos

novembro 6, 2009

Brincadeira de gente grande na galeria do Sesc

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 6:48 pm
Toy Art

Toy Art + Humor: possibilidades de síntese da forma e da técnica

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Quem tem medo da arte contemporânea? A pergunta é recorrente, e conduz a conversa na mesa, sempre que tenho a felicidade de encontrar a turma que trabalha com as múltiplas vertentes dessa linguagem aqui em Aracaju. Na noite da última quinta-feira não foi diferente. Dessa vez, no entanto, o discurso possuía um objeto bastante palpável. A empreitada mais recente do artista plástico João Valdênio radicaliza os traços que identificam o conjunto de seu trabalho, e coloca a questão em pauta de maneira imperativa. Como, afinal, definir essa coisa vaga e super valorizada que chamamos de arte?

A exposição “Toy Art + Humor” flerta com todas as nuances do problema apontado logo no início do texto. Para o professor e artista plástico Milton Coelho, contudo, não há como se negar ao embate. “A Toy Art reúne aspectos do design, do lúdico, do brinquedo, da coleção… Isso tudo está muito presente no cotidiano das pessoas e vem sendo apropriado pela linguagem artística. Me agrada muito essa coisa de dar um sentido individual ao pré-fabricado”.

Segundo João Valdênio, o seu trabalho tem como norte a procura pela síntese. “Fazer, pensar, sentir, expressar e provocar, tudo isso vem caminhando junto com esses novos rumos. Com esta mostra pretendo apresentar minha primeira produção de Toy Art e outros objetos. O fio condutor traduz-se em bom humor, buscando desafiar as possibilidades de síntese da forma e da técnica”.

O designer Marcelo Prudente acredita que a confusão estética provocada pela Toy Arte, e por extensão, pela arte contemporânea, é natural e faz parte de uma dinâmica observada ao longo da história, quando os valores canônicos são postos em cheque para a criação de novos paradigmas. “O novo sempre assusta, mas a arte precisa quebrar paradigmas. Nesse sentido, a Toy Art é o que existe de mais interessante no momento. Ao customizar produtos industriais, os artistas criam um objeto de fácil assimilação, próprio para o consumo. As pessoas ainda precisam aprender como lidar com isso”.

A exposição “Toy Arte + Humor”, do artista plástico João Valdênio, fica em cartaz até o dia 02 de dezembro, das 10 às 19 horas, na galeria de arte do Sesc/Centro.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: