Spleen e charutos

abril 17, 2009

Good vibrations – A alegria ensolarada da Daysleepers

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 1:32 am
Tags: , , , , , ,

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Antes mesmo de sentar em minha mesa cativa na calçada do Café Casual, ali na Praça Tobias Barreto, percebi que me dedicaria a uma tarefa inglória. Registrar a história de uma banda que ensaia os primeiros passos não é uma aventura na qual alguém sensato embarca sem alguma preocupação. A vontade de uma conversa boa, regada a baldes de cerveja, e o compromisso firmado intimamente com os personagens de minha própria geração, contudo, foram suficientes para me convencer de que o exercício pagaria a pena.

Formada em meados de 2007, a Daysleepers possui uma trajetória curiosa. Ao contrário do comportamento usualmente adotado por músicos em início de carreira, ansiosos por abandonar a garagem e ganhar os poucos palcos da cidade, com a cota de tapinhas nas costas e menininhas deslumbradas a que isso dá direito, a banda decidiu que só começaria a se apresentar em público depois de colocar um trabalho no mercado. O resultado foi o EP “Tempo”, um debut inspirado, testemunha inconteste da paixão cultivada por Arthur (vocalista e compositor de todas as canções da banda) pelos acordes viajantes de Brian Wilson.

“Eu conheci o The Beache Boys como todo mundo. Gostava muito dos Beatles, li a respeito do Sgt. Pepers, e acabei descobrindo que o disco era uma espécie de resposta ao desafio imposto pelo Pet Sounds”.

Se o encontro foi comum, o sentimento despertado, no entanto, está longe de ser familiar para a maioria. Na primeira visita ao meu cafofo, convidado por Julico (The Baggios), Arthur quebrou a cadeira da sala, mas me presenteou com o referido EP. Temeroso de que a enxurrada de referências californianas presentes no disquinho passasse despercebida por esse cronista, Arthur foi mais longe. Copiou o “Smile” no HD de meu computador, e deu uma verdadeira palestra sobre o disco e a biografia de sua maior influência. Até hoje sou grato. Eu teria que ser muito distraído pra não perceber a alegria ensolarada da Daysleepers, mas a empolgação do rapaz me ajudou a vencer um dos meus maiores pré-conceitos musicais.

Nessa primeira conversa, Arthur me falou tudo o que eu precisaria saber para escrever este artigo sobre a banda. Ficariam de fora a expectativa criada pela turnê nordestina que a Daysleepers realiza no próximo mês de julho (junto com as bandas The Baggios e Elisa); o primeiro disco , que deve ser gravado logo após o passeio por sete capitais da região mais árida do país, e a felicidade das aparições no último Projeto Verão e no aniversário da Fundação Aperipê, quando a banda dividiu o palco com os maiores nomes da cena local e com a lenda (ainda viva) Os Mutantes. A entrevista realizada na última quarta-feira, contudo, me revelou algo mais interessante. Cada pergunta lançada antecipava um longo silêncio, fruto do estranhamento de um artista diante de seu próprio trabalho. A única certeza transpirada pelas palavras de Arthur me chamou atenção para um sentimento latente em todas as canções do disco. “Dá pra fazer e viver coisas boas através da música”.

3 Comentários »

  1. Vida longa a essa rapaziada que corre atras e não se acomoda com elogios falsos e com a vidinha mediocre regada a verbas públicas.
    De artistas Estatais Aracaju já está cheia, tem que ganhar as estradas e quem sabe se perder por ai….

    Roberto Nunes
    Cine Cult

    Comentário por Roberto Nunes — abril 17, 2009 @ 1:41 am

  2. Abro aqui uma campanha: o Calango tem que ser a imprensa oficial sergipana nessa turnê historica. Adoraria ser testemunha desses relatos, nós merecemos!

    Comentário por Diego — abril 17, 2009 @ 2:31 pm

  3. Diego, duro seria o Rian resistir as biritas baianas, potiguares e alagoanas…so se ele fizesse um voto de abstinencia total durante a tour…e conhecendo-o, sei que é dificil. hehe

    Roberto Nunes

    Comentário por Roberto Nunes — abril 19, 2009 @ 1:19 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

