Spleen e charutos

março 15, 2008

Longe de casa

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 1:44 pm

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Uma lâmina afiada, quinze centímetros gelados no fundo da bolsa. Justine está longe de casa, mas jura que sabe se cuidar. Cigarros apressados, sentimentos no impassível branco do papel. Você dá uma olhada em minhas poesias? Aquilo não era um pedido, mas uma condenação acolhida com volúpia, a língua salivando. Sim, claro… Eu doidinho pra conhecer as feridas rasgadas em seu coração entupido de nicotina, a razão das reticências enterradas em seus gestos de mulher.

Cuidadoso, luvas e balaclava para não ser reconhecido, corri páginas inteiras. No caderno de colegial, literatura não havia. Existia uma úlcera, feminina e adolescente, escorrendo numa hemorragia de confissões e lamentos apaixonados, quase uma canção popular. Drumonnd advertiu muito antes, não há dor que valha um poema. Mas, diabo! Era uma fêmea quem gemia! Quem é que pode com os soluços de uma mulher?

É como uma punheta. A porta entreaberta, um feixe de luz, uma fenda cortada na armadura de metal, e todos se desarmam. O gigante tornado menina desprevenida, falsetes desafinados embaixo do chuveiro, tomba feito uma criança na algazarra de domingo. O doce lançado ao chão. Berros, urgências, vontade de colo e preguiça de andar.

Justine está muito longe de casa. Um canivete e versos sofridos. Quilômetros de cigarros queimados e um receio infundado de encostar-se em qualquer lugar. Há beleza em suas maneiras desconfiadas, em sua aflição feminina. Literatura não há. “Tua gota de bile, tua careta de gozo ou de dor no escuro/ são indiferentes/ Nem me reveles teus sentimentos/ que se prevalecem do equívoco e tentam a longa viagem/ O que pensas e sentes, isso ainda não é poesia.”

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: