Spleen e charutos

março 3, 2008

Deilson Pessoa conquista Prêmio Uirapuru de Música

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 5:16 pm

Rian Santos
riancalangodoido@yahoo.com.br

Embora ainda pouco reconhecido em sua terra natal, o cantor e compositor sergipano Deilson Pessoa, representante de uma nova geração de músicos que luta para conquistar seu espaço dentro do cenário local, acaba de provar a qualidade do seu trabalho e da música independente produzida em Sergipe. No último fim de semana, o músico se consagrou como o grande vencedor da oitava edição do Prêmio Uirapuru de Música. A premiação é promovida pela revista “O Dilúvio”, uma publicação gaúcha que possui circulação nacional e é reconhecida como um dos mais importantes veículos de resitência cultural em atividade no país. Além de conquistar o prêmio de Melhor Cantor, Deilson Pessoa viu seu primeiro trabalho, “Súbito E-Feito”, ser eleito o Melhor Disco produzido em 2007.
De acordo com Deilson Pessoa, a premiação revelou-se como um grande sintoma da maneira como o consumidor está se relacionando com a música atualmente. Ele explica que nomes consagrados, a exemplo da pernambucana Nação Zumbi e da cantora Maria Rita, disputaram a premiação em pé de igualdade com nomes completamente ignorados pela grande imprensa. Deilson acredita que essa mudança de comportamento, “menos arraigado aos ditames da indústria”, está fortemente relacionada à massificação de novos meios de comunicação, como a internet. “A divulgação do meu trabalho foi realizada quase que exclusivamente através da internet”, garante.
Um pé na terrinha, outro no mundo. Mesmo ansioso por ver sua música ser mais difundida dentro das fronteiras sergipanas, Deilson Pessoa não abre mão de procurar novos horizontes, inscrevendo seu trabalho em festivais espalhados pelos quatro cantos do país. Foi assim que acabou classificado no Festival de Itanhandu/MG 2007; selecionado para o Conexão Brasil, projeto da Associação das Rádios Públicas do Brasil (APURB); e foi um dos finalistas do Sescanção 2007.
Mesmo com muita disposição e tantas provas de seu talento, Deilson Pessoa não costuma se apresentar com muita frequência na noite aracajuana. Para o músico, a capital sergipana possui uma grande carência de palcos e o poder público não possui uma política cultural capaz de contemplar o produtor local. Segundo ele, ações pontuais, como a Rua da Cultura, não são sufcientes para contemplar a diversidade da produção sergipana. “Me aponte um projeto que perdure, que não seja a Rua da Cultura, ótimo trabalho, mas que tem ganhado o aspecto de ‘cala-boca-voces-tem-o-que-precisam’ por parte da Funcaju. Saímos da UTI em que nos encontrávamos, mas ainda estamos em estado delicado. Foi o conformismo com pequenos bons avanços nas últimas décadas que abriu lacunas enormes na música sergipana. Isso não deve se repetir. E eu não quero me espelhar no nível de dificuldade alheia pra dizer que está tudo bem. Acho que não está”, dispara.
Uma pequena mostra do trabalho de Deilson pessoa pode ser acessado através de seu perfil no My Space: http://www.myspace.com/deilsonpessoa

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: