Spleen e charutos

janeiro 11, 2008

Eu e as pedras do calçadão

Filed under: Spleen — spleencharutos @ 3:57 pm

Rian Santos

Suportamos quase tudo, eu e as pedras do calçadão. Enquanto há luz no céu é um alvoroço de fim do mundo. As molecas pisam com arrogância, machucando fundo o nervo pétreo da rocha. Depois baixa a coisa fria e são as costelas dos meninos, o atrito esquálido da fome perturbando o sono da cidade. É nessa hora, quando o asfalto exala o calor acumulado na confusão ensolarada das manhãs, abuso de panfletos e liquidações, que o centro inteiro – prédios condenados, vagabundos insones e árvores idosas – finalmente distingue a presença assustadora da sombra.

O dia todo de tocaia. Refugiada no vozerio rude da gentinha, numa fissura aberta entre palavras à toa, a sombra dorme. Alegria, copos transbordando nos botecos, moeda tilintando na caneca do mendigo. É a sombra roncando, babando crueldades na fronha encardida do cotidiano. Famílias desmanteladas e crianças decapitadas em seu sonho. Come chocolates, pequena! Olha que o sol não dura pra sempre. Daqui a pouco o crepúsculo, o escuro, a sombra despertando num bocejo…

Dois passos além da cama e a faminta engole tudo. Um vulto pressentido na esquina, um ruído adivinhado no silêncio, tudo é razão para temer o próximo passo. Também a sombra caminha. Toma ruas, avenidas, casarões. Visita apartamentos no Jardins, palafitas na Coroa do Meio. Arria as calças na Treze de Julho, estoura um caixa eletrônico na Ivo do Prado. A geografia da cidade assombrada por uma mancha.

Toleramos muita coisa, eu, as putas da Atalaia e as pedras do calçadão. Inventamos mentiras confortáveis como Arlequins que desfilam aventuras de carnaval. Serpentinas, quilômetros de fitas coloridas rendendo graças à euforia. Verão e pracatuns. Pré Caju. Silenciosa, no meio da festa, ao lado da corda, com sangue no olho e latinha na mão a sombra caminha.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: